12 MOTIVOS para investir em um software de base como aliado da Employee Experience (Parte 3)
As experiências que um trabalhador vivencia ao longo de sua jornada em uma empresa são consideradas atualmente como uma das principais alavancas de retorno sobre os investimentos em um profissional. Essas experiências exercem uma influência significativa em todas as atividades que este profissional conduz.
Nesse contexto, a organização desempenha um papel fundamental na promoção de uma jornada positiva para seus empregados. Caso contrário, conceitos cruciais como Employer Branding, Employer Value Proposition, Atração e Retenção de Talentos e até o tão falado RH Estratégico tornam-se meras utopias. Vale ressaltar que os benefícios não se limitam apenas aos colaboradores; a Experiência do Colaborador (Employee Experience – EX) está intrinsecamente ligada aos valores que a empresa pratica no dia a dia. Essa conexão influencia diretamente a reputação e credibilidade atribuídas à organização.
Assim, torna-se evidente que a abordagem da empresa em relação à experiência do colaborador não é apenas uma questão de satisfação individual, mas também uma estratégia que molda a identidade da empresa.
Mas, o que constrói de fato a EX?
Aqui gostaríamos de citar o autor do livro The Employee Experience Advantage, Jacob Morgan. Segundo ele, que por muito tempo estudou esses novos cenários para criar sua teoria, a experiência do funcionário é definida em três facetas de sua relação com a organização: cultural, física e tecnológica.
A cultural está relacionada ao sentimento de pertencimento do colaborador e identificação com os propósitos da empresa. A física é a experiência literal do funcionário, que envolve desde o modelo de trabalho até a mobilidade e flexibilidade na realização das tarefas. Já a tecnológica – que é o nosso foco central aqui – é o que viabiliza os outros dois fatores.
Novas ferramentas de colaboração e aprendizado, acesso a um software de base inteligente, uso de dados em todas as áreas, e até mesmo, implementação da inteligência artificial estão elencadas nesta faceta, exigindo que as empresas que desejam promover uma EX positiva, mantenham-se atualizadas com as transformações. Nas outras duas publicações que fazem parte dessa série, entende-se porque estamos falando tanto em tecnologia, especialmente nos benefícios de contar com um software de Gestão de Pessoal e RH de base para ajudar no desenvolvimento de uma EX forte e prática.
Então, após a leitura deste artigo com as vantagens de número 7, 8 e 9, sugerimos você conhecer os tópicos de 1 a 6 com as vantagens de se implantar um sistema como o Rhevolution em sua empresa.
Uma experiência tecnológica
Não poderíamos deixar de citar o papel determinante que só um atendimento de qualidade, proporcionado aos colaboradores têm; a mobilidade, que tornou-se fundamental no cenário tão disruptivo em que vivemos, a facilidade de acessos às suas próprias informações laborais, até a importância de relatórios assertivos, que ajudam os gestores nas tomadas de decisões e em outras estratégias.
Abaixo, continuamos com os nossos destaques:
7 – Atendimento ao Colaborador
Dentro da maioria das empresas é muito comum ouvir aquela frase: “O cliente é prioridade”. Tudo bem, concordamos também que o cliente realmente é prioridade, mas os colaboradores também são!
Diante disso, precisamos rever o que de fato gera valor para a equipe e para a experiência dos empregados, especialmente quando o assunto é atendimento.
Qual é a experiência que eles têm quando iniciam sua jornada de trabalho na empresa? E depois, como são atendidos quando precisam contatar o RH para fazer alguma solicitação?
Quem trabalha em RH sabe que diariamente há uma enxurrada de solicitações por todos os lados: e-mail, telefone, corredor, papel etc. Colaboradores perguntando sobre folha, sobre plano de saúde, registro de ponto, vale-refeição, entre outros assuntos. Tanto para a equipe do departamento de gestão de pessoal e RH, quanto para o colaborador, não ter uma resposta rápida causa alguns inconvenientes e desgastes.
Diante desse cenário caótico, ter um software de base que tenha recursos eficientes de atendimento ao colaborador como: suporte técnico, atendimento e acesso a informações relevantes promove satisfação para todos os envolvidos, porque facilita o esclarecimento de dúvidas e a resolução de problemas relacionados a pagamentos e benefícios, por exemplo, de forma menos burocrática, mais rápida, mais segura e mais automatizada.
Lembrando que, além de ser um canal centralizado de solicitações, ele precisa ser any device, amigável, intuitivo, para que todos entendam como navegar na ferramenta que a organização escolheu para atender às solicitações de Departamento Pessoal e RH.
Desta forma, qualquer colaborador que acesse a solução precisa compreender seu funcionamento, como suas solicitações de serviços e perfil de acesso para não haver dúvidas.
8 – Mobilidade
Promover mais flexibilidade e mobilidade para o ambiente laboral é um fator importante para a experiência dos colaboradores, especialmente quando a organização possui ainda parte da equipe trabalhando na modalidade híbrida, home office ou externo.
Sabemos que ainda existe uma margem considerável para melhorias quando o assunto é “mobile”, mas podemos dizer também que já avançamos muito nesse campo e atualmente já existem diversas ferramentas que proporcionam um atendimento e autoatendimento digitais muito eficientes.
Um software de base com um portal e mobile de autoatendimento , por exemplo, oferece diversos benefícios para a experiência do colaborador, que pode acessar informações e realizar processos importantes de forma conveniente, a qualquer momento, a qualquer hora e de qualquer lugar.
O colaborador não precisa se deslocar e perder muito tempo para checar alguma informação, fazer uma solicitação ou qualquer outra coisa. Essa plataforma centralizada permite que tudo seja feito self-service à distância, melhorando a comunicação e a fluidez da comunicação, contribuindo para a produtividade, satisfação e retenção de talentos.
No caso, a empresa também ganha mais autonomia, desenvolve uma comunicação eficaz, dá suporte à produtividade e se adapta melhor à era digital.
9 – Relatórios Precisos e Completos
Para tomar qualquer decisão é necessário embasamento, por isso, as empresas estão recorrendo cada vez mais a dados, relatórios, opiniões especializadas e uma série de outras fontes.
Porém, todo esse material deve ser reunido e interpretado, e é aqui que entra o software de gestão de pessoal e RH, contendo uma única base de dados, que permite fazer uma análise avançada de informações, cúmplice da LGPD e assim, criar relatórios precisos e completos.
Resumidamente, o investimento em um sistema como Rhevolution promove eficiência, personalização e integração, melhorando a experiência do colaborador e impulsionando o engajamento e a produtividade.
Conte com a Techware!
Melhorar a experiência do empregado já não é mais um diferencial e sim um fator decisivo, afinal, profissionais satisfeitos impactam positivamente nos resultados da empresa. Portanto, use também a Employee Experience para analisar como os colaboradores se sentem e busque melhorias que realmente sejam capazes de beneficiar o dia a dia das suas equipes e consequentemente os resultados de toda a empresa.
Para isso, conte com a Techware!
Além de um sistema de base que atende todos esses requisitos, oferecemos outros módulos com diferentes funcionalidades no Rhevolution como atração, recrutamento e seleção, onboarding etc., que fazem com que a jornada do colaborador seja positivamente única. Para saber mais, acesse o nosso site!
Estamos chegando ao fim da nossa série sobre EX e faltam os últimos três motivos que justificam por que investir em um software de base é uma excelente alternativa para ajudar sua empresa a estruturar um RH estratégico e preocupado com a Employee Experience.
Acompanhe a série completa clicando aqui.
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