Tecnologia, marketing, gestão e inovação
A tecnologia é um elemento inevitável atualmente. Desde as tarefas mais simples do dia a dia, como programar um lembrete no celular, até carros completamente automáticos que dispensam a necessidade de um motorista, não se pode negar que ela surgiu para revolucionar definitivamente a humanidade e esta revolução está longe de acabar.
Constante avanço tecnológico
Basta fazer uma breve retrospectiva das décadas passadas para entender do que estamos falando. Desde o fim da Segunda Guerra mundial, com o início da Terceira Revolução Industrial, novas descobertas e inovações surgiram ano após ano. O que parecia ser o auge tecnológico logo era substituído por algo ainda mais surpreendente.
Os campos da ciência, medicina, robótica e das telecomunicações, certamente, foram os mais beneficiados. No entanto, é notável que a tecnologia transformou também o mundo corporativo, juntamente com as relações de consumo.
Novas máquinas, softwares de gestão, sistemas integrados e métodos de produção cada vez mais modernos passaram a surgir – e ainda surgem – diariamente. Manter-se atualizado deixou de ser um diferencial e passou a ser uma questão de sobrevivência.
O que ontem era o mais moderno, hoje já é ultrapassado. O ponto principal é que a tecnologia não espera por você e, se sua organização não a acompanhar, você certamente será engolido pelo mercado.
Tecnologia e marketing
O marketing, apesar de não estar diretamente relacionado à produção, é crucial para o sucesso dos negócios de qualquer empresa. Não adianta investir nas melhores máquinas, matérias-primas da mais alta qualidade e colaboradores altamente treinados se ninguém souber disso. Nem sempre um bom produto se vende sozinho e o marketing existe para garantir que as pessoas saibam o que você tem de melhor a oferecer.
Este não é um conceito novo, já que o marketing começou a dar seus primeiros passos na década de 50. O que realmente mudou foi a forma como ele é feito.
Segundo um levantamento recente, mais de 126 milhões de brasileiros acessam regularmente a internet, o que corresponde a 70% da população do país. Com os olhos todos voltados para uma pequena tela na palma das mãos, faria mesmo sentido anunciar fora dela? É isso que prega o marketing digital.
Manter-se à frente da tecnologia é uma necessidade, capaz de fazer sua empresa se tornar e se manter relevante, antecipar estabilidade e crescimento em longo prazo, e atrair clientes de maneira natural e significativamente mais barata, em comparação aos meios tradicionais.
Tecnologia e gestão
Você ainda gerencia a sua empresa através de planilhas, papéis e livros de anotações? Se sim, saiba que este tipo de atitude pode estar te privando de diversas oportunidades.
Sistemas de gestão, tecnologia para folha de pagamento e RH, gerenciamento de contatos e servidores em nuvem são cada vez mais comuns, ajudando empresas a se manterem organizadas e, ao mesmo tempo, protegendo informações confidenciais de maneira segura, em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A inovação tecnológica tem sido fundamental para ajudar as empresas a otimizar seus processos e reduzir significativamente a necessidade de manter arquivos em papel. Assim, as organizações que resistem ao progresso e funcionam de maneira desorganizada não têm chance de competir no mesmo nível que outras empresas que adotam a tecnologia.
Tecnologia e evolução
Não há como se manter preso aos velhos paradigmas em gestão corporativa e avançar em seus negócios, ao mesmo tempo. Se o público e o mercado mudam, acompanhar essa evolução é o primeiro passo para incentivar um ambiente de alta performance e alcançar o sucesso organizacional.
Assim como ocorreu no passado, estamos, hoje, no auge da evolução tecnológica. Se uma organização continuar resistindo ao progresso e decidir não acompanhar a tecnologia, é muito provável que desapareça na obscuridade.
Relacionados
A legislação sobre pessoas deficientes no mercado de trabalho
Empresas de médio e grande porte possuem algumas leis que regulamentam cotas para contratação de funcionários. Uma delas é a Lei nº 8.213, de 1991, que estabelece cotas para a contratação de portadores de deficiência física e o decreto nº...
Leia maisBenefícios da jornada do colaborador para sua empresa
A opinião dos clientes conta, e muito, para o sucesso de uma empresa. Se pensarmos que os empregados são os primeiros clientes de qualquer negócio, entendemos a importância de planejarmos a jornada do colaborador, pensando em como melhorar todos os...
Leia maisComo a ciência de dados pode mudar a forma de atuação do RH nos próximos anos?
Certamente você já ouviu falar em ciência de dados. Bem comum em diversos setores, ela mostra que a tecnologia está presente nos processos, nas rotinas e no cotidiano de todo profissional. Se, quando pensávamos no futuro, a nossa imaginação trazia...
Leia maisLíder da TAM fala sobre o papel do Rhevolution na empresa.
https://www.youtube.com/watch?v=CsoM-Wol9u4 "O Rhevolution tem a responsabilidade de processar nossa folha para 29.000 funcionários e estamos muito tranquilos quanto a isso. A partir do momento que eu tenho um produto e que eu não preciso me preocupar em relação a sua...
Leia maisEmployee Experience: a jornada do colaborador
A experiência do funcionário, ou employee experience, ao compreender tudo o que as pessoas descobrem, observam ou sentem ao longo de sua jornada na organização conduz a uma visão abrangente do relacionamento entre o colaborador e a organização, do processo...
Leia maisOs benefícios da sincronização de dados para nossa vida.
Como poderíamos viver nossa vida atual tomando todas as decisões diárias e importantes (ou menos importantes) do nosso dia a dia sem informações relevantes para tal? Como exemplos bem simples destas "informações relevantes" de que todos nós necessitamos a quase...
Leia mais