5 dicas para criar um ambiente profissional acolhedor
Em tempos passados, não era raro deparar-se com ambientes de trabalho caracterizados por uma competição intensa e desagradável, e, em muitos casos, até estimulada pela cultura empresarial. Profissionais de algumas áreas frequentemente se encontravam em uma corrida desenfreada, enfrentando desafios sem o devido apoio de líderes e da empresa, enquanto buscavam se destacar na organização. A preocupação com o bem-estar, a camaradagem e a satisfação dos colaboradores muitas vezes era negligenciada, resultando em uma atmosfera marcada por cansaço e desmotivação generalizada.
Felizmente, esse panorama evoluiu, e atualmente mais organizações reconhecem a importância de criar ambientes de trabalho acolhedores e positivos. Compreendem o impacto que isso tem no bem-estar e na satisfação dos colaboradores, assim como na produtividade e nos resultados operacionais.
Não é por acaso que as organizações estão investindo cada vez mais em iniciativas que promovem a criação de ambientes nos quais:
- A colaboração seja valorizada
- Cada membro da equipe se sinta apoiado e respeitado
- As pessoas se preocupem mais umas com as outras
- A competição seja saudável
- A expressão de ideias seja mais livre e crie conexões reais e experiências únicas
Segundo um levantamento de 2022 realizado pela Indeed, cerca de 41% dos participantes afirmam priorizar ambientes descontraídos e saudáveis quando optam por novos empregos ou decidem continuar nos que já estão. Isso representa mais que o dobro em comparação a 2021 (19%).
5 passos para criar um ambiente de trabalho positivo
Se você leu o conteúdo até aqui, certamente deve estar se questionando: “Afinal, o que as organizações podem fazer para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores, tornando o ambiente de trabalho mais acolhedor?”.
Listamos 5 dicas que podem ajudar nesse processo:
1. Promova um ambiente colaborativo
Quando os colaboradores se sentem parte de uma equipe coesa e engajada, há um maior senso de propósito e pertencimento, o que impacta positivamente na sua motivação e desempenho. A colaboração permite que os indivíduos compartilhem seus conhecimentos, habilidades e ideias, criando um espaço de aprendizado mútuo e de resolução conjunta de problemas. Esses fatores motivam a Techware a promover e incentivar relações positivas entre os membros da equipe, reforçando a importância da cooperação.
2. Invista em espaços de trabalho confortáveis
O bem-estar vai além da saúde física. Cuidar da saúde mental e emocional é essencial para um ambiente de trabalho positivo. Para nós, isso inclui oferecer um ambiente que proporcione conforto e acolhimento aos colaboradores, com áreas comuns, decoração amigável e mobiliário ergonomicamente pensado.
3. Estimule a conexão e a troca de ideias
Através da troca de ideias, diferentes pontos de vista são considerados, o que permite a análise de situações sob diversas óticas. Isso leva à identificação de soluções mais eficazes e completas. Encorajamos sempre a realização de reuniões criativas e brainstorming entre os membros da equipe, porque notamos que isso incentiva a inovação e a criatividade. O resultado é refletido em nossas soluções!
4. Invista no desenvolvimento profissional da equipe
O desenvolvimento profissional é a chave para o futuro. Oferecer oportunidades de crescimento, como treinamentos, cursos, programas de mentoria e outras iniciativas, demonstra o compromisso da empresa com o futuro dos seus colaboradores e com o sucesso do negócio.
5. Reconheça esforços
Por fim, não podemos esquecer do reconhecimento. Celebrar as conquistas individuais e coletivas, oferecer feedback positivo e recompensar o bom desempenho demonstram o quanto a empresa aprecia seus colaboradores. Isso contribui para a autoestima, a motivação e o engajamento dos colaboradores, além de fortalecer o sentimento de pertencimento.
Aqui, valorizamos o trabalho árduo de nossa equipe, seja por meio de premiações, feedbacks ou, até mesmo, por meio de um mural de conquistas, que os incentiva e concede o sentimento de realização.
Employee Experience como principal iniciativa
Lembre-se que a jornada da EX (Employee Experience) inicia já na integração do novo colaborador ao ambiente corporativo, por isso esse momento deve transmitir informações relevantes, promover a conexão com a equipe e facilitar a adaptação à cultura organizacional.
A comunicação transparente e aberta também é um pilar da Employee Experience, pois constrói um clima de confiança e respeito mútuo. Isso pode ser feito por meio de um canal de comunicação livre e honesto com os colaboradores, o que significa mantê-los informados sobre decisões importantes, ouvir suas sugestões com atenção e dar um retorno de forma clara e honesta.
No mais, a EX é uma jornada, não um destino. É um processo contínuo de aprendizado, adaptação e evolução. Ao colocar o colaborador no centro da estratégia e investir em satisfação, as empresas podem construir um ambiente de trabalho acolhedor e próspero para que todos alcancem grandes resultados! Quer saber mais sobre EX? Leia nossa série de conteúdos sobre os 12 MOTIVOS que justificam por que um software robusto de base para o RH tornou-se um grande aliado da Employee Experience!
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