Skip to content
WhatsApp

Acompanhe a evolução dos processos de RH da Mustad com o Rhevolution

Cases
Techware
Junho 17, 2024

Grandes resultados costumam ser fruto, inicialmente, de um minucioso planejamento e, para exemplificar como a análise e a idealização de um projeto são etapas tão essenciais quanto a implementação da solução, apresentaremos o pré-case da Mustad, que está em processo de implementação do Rhevolution da Techware.

Mas, antes de falarmos sobre a transformação tecnológica pela qual a empresa está passando, é interessante conhecermos um pouquinho da sua longa história! Vamos lá?

O Mustad Hoofcare Group, fundado em 1832 em Gjovik, uma pequena cidade industrial da Noruega, é o maior fabricante e vendedor mundial de produtos de cuidados para cascos de cavalos. São 185 anos de atuação que culminaram na sétima geração da empresa, que hoje possui várias marcas para responder às diversas necessidades dos ferradores em todo o mundo.

Novos séculos também geram novos desafios e demandas, especialmente em um mundo cada vez mais digital. A Mustad tem seguido essas tendências, apesar da tradição e, recentemente, decidiu dar mais um passo rumo à transformação digital dos seus processos internos. Vamos conhecer o primeiro capítulo dessa história?

2024: o ano da decisão

A Mustad chegou até à Techware por meio da sua Gerente de RH: Aline de Franco Aguiar, que já nos conhecia de outra empresa. O motivo que levou à tomada de decisão em querer implementar o Rhevolution estava relacionado à ineficácia e à falta de autonomia do sistema de folha que rodava na época, dependendo integralmente de uma consultoria para executar processos, o que atrasava tarefas rotineiras pertinentes a essa área. 

Aline explica que um dos pilares para o bom desempenho de qualquer departamento de RH é atuar sempre orientado a dados (Data Driven), mas esta prática se tornou inviável com o sistema anterior, assim como utilizar as informações existentes para auxiliar nas decisões. Além disso, o desperdício de tempo também era um entrave, já que a equipe poderia estar concentrada em atividades mais estratégicas.

“Hoje eu preciso que o time esteja focado no que agrega valor. Eu não consigo agregar valor para a organização e pensar em transformação cultural, tecnológica etc., enquanto meu time está tentando realizar uma tarefa simples, mas que atualmente demanda muito tempo, bem como operacionalizando mudanças e necessidades da folha que não seriam necessárias com a automatização”, revela ao explicar porque a Mustad procurou a Techware para ajudá-la a mudar o cenário do seu DP.

Segundo ela, queria muito que a Techware atendesse a Mustad, pois acreditava no poder de transformação digital da Techware para otimizar todo esse processo. Após essa decisão, desde março deste ano, iniciaram a implantação  do Rhevolution.

A seguir você descobrirá como está essa etapa.

Desafios que movem 

Cada empresa possui desafios específicos, mas há um em comum no mercado: a adaptação rápida às tecnologias emergentes e o papel do ser humano nisso tudo. Aline diz que “pessoas só fazem o que as pessoas podem fazer”, trazendo à tona uma questão temida por muitos, que é a substituição da mão de obra humana pela tecnologia. No entanto, para ela, todas essas inovações não substituem alguns tipos de trabalho, afinal, pessoas colocam sentimentos naquilo que fazem. 

Levando essa percepção para os processos de Folha de Pagamento, embora seja um trabalho que possa ser quase 100% automatizado, definitivamente ainda assim envolve mão de obra humana, porque lida com a situação de diversas pessoas, demandando responsabilidade de todos os lados, o que inclui software, serviços complementares do fornecedor e profissionais que o operacionalizam.  

O Gerente de Consultoria da Techware – Jaidson Pólvora, complementa essa ideia, apontando que o processamento da folha de pagamento, especificamente, é uma tarefa que possui muitas peculiaridades e configurações para que os processos se tornem eficientes e seguros. 

Portanto, para que não existam equívocos, além das rodadas de testes mais isolados feitos pela Mustad, a Techware está realizando neste projeto uma rodada de ponta a ponta, que abrange desde a admissão de um colaborador, até o cálculo da sua folha de pagamento. Por esse motivo, o projeto está rodando em paralelo com o sistema que ainda existe na empresa. 

“O paralelo é aquela fase, que leva em torno de dois meses ou menos (dependendo do desafio), em que todas as configurações já foram realizadas de acordo com que a empresa necessita. A migração de dados ocorre em sua grande parte e passam para a validação, para certificar-se que o software é tudo aquilo que eles sonharam e se o planejado de fato vai se realizar”, explica o Gerente de Consultoria – Jaidson Pólvora.

Toda essa mudança traz desafios, afinal, a equipe de RH da Mustad nunca tinha passado por um projeto tão grande e significativo. A demanda por informações é exponencial e, não há tempo para se dedicar 100% à transição, por isso a roda continua girando com um time enxuto executando tudo ao mesmo tempo. 

“A Techware está nos ajudando de ponta a ponta, mas tem sido um processo diário, de organizar todas as atividades, incluindo projetos, mas a gente está conseguindo e caminhando para a melhor maneira de ajustar os processos que sempre planejamos”, pontua Aline. 

Um parceiro para a evolução 

A principal demanda da Mustad é realizar as rotinas atuais de Folha de Pagamento sem o desperdício de tempo, que atualmente enfrentam na execução da solução que será substituída pelo Rhevolution, e de forma mais eficiente e estratégica. A expectativa é que a integração entre sistemas e a visualização de relatórios e informações detalhadas que o Rhevolution proporciona, simplifiquem e beneficiem o dia a dia da equipe.  

“Escolhemos o Rhevolution porque enxergamos na Techware a mentalidade de transformação e o olhar apurado para a tecnologia e últimas tendências. Particularmente, já trabalhei com outros sistemas de folha que, neste caso, até poderiam atender às demandas da Mustad, mas não era o que a gente estava buscando. Na verdade, também estamos à procura da evolução e a Techware foi a parceira que escolhemos para isso!”, finaliza Aline.

Toda a equipe da Techware se sente feliz em fazer parte dessa transformação e espera que os próximos capítulos sejam marcados por resultados positivos e por muito sucesso. Acompanhe o desenrolar dessa história por aqui, afinal, essa jornada rumo à transformação digital está só no começo!


Relacionados

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a experiência do usuário em nosso site. Ao aceitar essa mensagem e continuar navegando, você declara concordar com nossa política de cookies. Você pode gerenciar seus cookies a qualquer momento.