IoT nos ambientes corporativos
O que é IoT?
IoT é a sigla para a expressão Internet of Things. Em português, Internet das Coisas. Como fica óbvio pelo nome, trata-se de aparelhos e objetos conectados à internet. Há algumas décadas, o tema era restrito à ficção científica e aos filmes que impressionam pela presença da tecnologia nos mais variados itens. Hoje, em uma ida à cozinha, nos deparamos com smart geladeira e smart micro-ondas, enquanto vestimos um smart relógio e sem esquecer do smartphone sempre à mão. Assim como no ambiente doméstico, o universo corporativo também é repleto de IoT.
IoT no espaço de trabalho
Além da internet nos computadores, o espaço corporativo reúne muitos aparelhos conectados. Das impressoras compartilhadas via Wi-Fi às maçanetas biométricas, o escritório é um território sempre aberto à tecnologia. Apesar de ser mais comum associá-la aos softwares robustos e às soluções digitais, que agilizam o dia a dia e tornaram as tarefas operacionais em atividades do passado, há espaço para que a tecnologia expanda sua abrangência sem barreiras.
Com tantas possibilidades de aplicação, a utilização IoT na gestão corporativa traz muitos benefícios e oportunidades de avanço. Como dito no parágrafo acima com as maçanetas biométricas, uma vantagem direta da Internet das Coisas são os ganhos de segurança. Por exemplo, configurar processos de confidencialidade e implementar gestão de privilégios torna-se algo mais simples com suporte tecnológico. O mesmo vale para sistemas de reconhecimento facial associados à liberação de acesso, o que atende demandas de segurança da informação e tem aplicabilidade altamente relevante para os negócios.
Há ainda a influência da IoT na mentalidade corporativa. Com tanta tecnologia ao redor, as pessoas são inspiradas pela transformação percebida nas dinâmicas do cotidiano. Dessa forma, a busca por inovação pode ser estimulada pela atmosfera disruptiva. A mobilidade das soluções remotas também é uma influência de peso do modelo IoT. Obviamente, acesso de qualquer lugar e uso em múltiplos dispositivos não são novidades para as empresas, mas ainda assim existem muitas possibilidades de ampliação de monitoramentos e usos que a Internet das Coisas pode solucionar.
Muito mais do que diretamente oferecer ganhos de performance, viabilizar avanços e permitir que as corporações otimizem resultados, o conceito IoT é relevante para motivar uma visão aberta às mudanças constantes e aos novos comportamentos de uma sociedade cada vez mais conectada. O seu negócio está acompanhando estas transformações? A Techware pode auxiliar a sua empresa suportando a evolução do seu .
Relacionados
Troque seu sistema de folha de pagamento em 2022
A folha de pagamento desempenha uma função importantíssima para a Gestão de Pessoas e também para a empresa como um todo. Independente de ser uma responsabilidade do DP ou do RH, a depender da organização de cada negócio, a folha...
Leia maisTechware no Oracle Open World Brasil 2018
Com cenário inusitado, o Oracle Open World Brasil 2018 promete apresentar palestras inspiradoras, casos de estudo visionários e o melhor da tecnologia. O OOW Brasil é um dos maiores eventos corporativos de tecnologia do mundo e este ano surpreendeu ao...
Leia maisAções do Dia das Crianças Techware
O grande desafio não só da Techware, mas de todas as organizações é envolver e engajar suas pessoas. Mostrar para todos o poder que uma cultura clara e forte exerce sobre os colaboradores, uma razão de ser, capaz de engajar...
Leia maisConfira entrevista de Fernando Teixeira no CONARH 2012.
E o ciclo de entrevistas em nossos sofás brancos no CONARH 2012 continua. Agora é a vez do Diretor de Recursos Humanos da Souza Cruz, Fernando Teixeira, dar as suas impressões e previsões do mercado de RH brasileiro. Confira em...
Leia maisAção de Dia das Mães: exemplo de endomarketing na Techware
Ações de fortalecimento dos Valores Organizacionais conectadas ao endomarketing geram resultados muito mais eficientes em engajamento. Mais que um conjunto de estratégias e ações de Marketing Institucional voltadas para o público interno da organização, o endomarketing é a metodologia...
Leia maisAbrangência funcional e profundidade de software
Na atividade profissional de produção de software existem metodologias que tem por objetivo avaliar e medir diversos aspectos da engenharia de software. Tais metodologias também são chamadas de métricas com diversas abordagens propostas por igualmente inúmeros autores. Alguns aspectos da...
Leia mais