Conheça as medidas provisórias criadas para lidar com a pandemia
Desde o início da pandemia, houve mais de 25 medidas provisórias para combater os conflitos e desafios causados pelo novo coronavírus. Entre elas, estão as medidas provisórias criadas para auxiliar trabalhadores e empresários na luta contra o desemprego.
Na Medida Provisória nº 927, do dia 22 de março de 2020, foram anunciadas algumas medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública, desde a liberação do teletrabalho, antecipação de férias, concessão de férias coletivas, antecipação de feriado, abono do banco de horas até recolhimento de FGTS.
Em 01 de abril, foi criada a Medida Provisória nº 936 que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda com medidas trabalhistas complementares para o enfrentamento da doença no país. A medida tinha (e ainda tem) como objetivo:
– Preservar o emprego e a renda;
– Garantir a continuidade das atividades laborais e empresariais; e
– Reduzir o impacto social decorrente das consequências do estado de calamidade pública e de emergência de saúde pública.
A medida garantiu, entre outras coisas, que o trabalhador tivesse seu emprego preservado, evitando demissões em massa, enquanto empresários conseguiram o apoio do Governo para realizar o pagamento de seus colaboradores e não ficassem tão prejudicados financeiramente. Além do mais, o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda garantiu um auxílio a profissionais que tiveram os contratos suspensos ou redução da carga horária.
No dia 03 de abril, a Medida Provisória nº 944, instituiu o Programa Emergencial de Suporte a Empregos, destinado à realização de operações de crédito para empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas, excetuadas as sociedades de crédito, com a finalidade de pagamento de folha salarial de seus empregados.
Com a pandemia ainda sendo um fator preocupante para a retomada da economia no país, algumas das medidas foram prorrogadas e devem continuar em vigor por um tempo. Já a MP-936 foi convertida na Lei Nº 14.020 no dia 13 de julho de 2020.
Como as Medidas Provisórias ainda afetam os trabalhadores?
As principais medidas oferecidas pelo Governo Federal desde o início da pandemia foram:
– Autorizada a redução proporcional de jornada de trabalho e salário;
– Permissão da suspensão temporária do contrato de trabalho;
– Benefício emergencial de preservação do emprego e da renda;
– Teletrabalho: autorização para mudar o regime de contrato para trabalho remoto;
– Antecipação de férias individuais;
– Concessão de férias coletivas;
– Aproveitamento e concessão da antecipação de feriado;
– Abono do banco de horas;
– Suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho;
– Recolhimento do FGTS;
entre outras.
Confira mais detalhes de todas as medidas provisórias aqui. (link)
No caso das medidas prorrogadas, ou tornando-se Lei (no caso da MP-936), o empregador pode prorrogar os acordos de suspensão de contrato ou redução salarial., respeitando entretanto, o prazo máximo de 90 dias pois o prazo de duração do benefício não altera, ou seja, uma vez que a redução da jornada de trabalho e salário possui prazo máximo de duração 90 dias e a suspensão contratual prazo derradeiro de 60 dias, isto também não muda e o empregado não poderá ter seu contrato suspenso por mais 60 ou 90 dias.
A prorrogação é válida para quem ainda não participou de qualquer modalidade de benefício ou os que já participaram, desde que respeitado o prazo máximo do benefício.
Relacionados


Cloud: vantagens de aderir às soluções em nuvem
“Inovação distingue um líder de um seguidor” – Steve Jobs A cloud computing, ou computação na nuvem, deixou de ser uma grande novidade há algum tempo e se tornou realidade no mundo corporativo. O conceito lançado no final do século...
Leia mais

Aprimoramento para enfrentar uma possível fase de desemprego.
Em momentos de crise, o desemprego é um tema recorrente. Em uma análise simples podemos dizer, basicamente, que as pessoas diminuem o consumo, o que faz com que as empresas deixam de vender e com isso reduzam investimentos e cortem...
Leia mais

BPO (Business Process Outsourcing): uma solução corporativa.
A terceirização dos processos administrativos e de folha de pagamento é uma prática cada vez mais adotada nas empresas brasileiras. O Business Process Outsourcing – BPO, tem se mostrado uma solução eficaz para diversas empresas de grande, médio e pequeno...
Leia mais

Softwares: mais funcionalidades ou resolução de processos?
Qual dessas características é mais importante na escolha de um software? “A lógica levará você do ponto A ao ponto B. Imaginação o levará a todos os lugares” – Albert Einstein As empresas que abrem um projeto de escolha de...
Leia mais

Conectando a employee experience a customer experience
Bons resultados normalmente são atraídos por boas experiências. Por isso, ouvimos falar tanto dos ganhos relacionados à CX (Customer Experience), em português, Experiência do Cliente; e EX (Employee Experience), livremente traduzida como Experiência do Colaborador. Importante saber que CX não...
Leia mais

Administração do tempo: 5 dicas para ser mais produtivo no trabalho e na vida
Cada vez mais ficamos com a impressão que o tempo parece não ser mais suficiente para realização das nossas rotinas diárias. A incessante busca pelo sucesso pessoal e profissional, as exigências do mercado de trabalho, a pressão pelo crescimento e...
Leia mais