A relação entre DP e financeiro
O Departamento Pessoal tem responsabilidades bastante relacionadas com o financeiro da empresa. Aliás, em alguns segmentos, a folha de pagamento é o item de maior investimento do negócio. Portanto, a área que gerencia salários, benefícios, outras questões fiscais e encargos dos trabalhadores é naturalmente muito importante para as finanças. O impacto financeiro do DP pode ser negativo ou positivo, tudo depende da atuação da área e de quanto ela é estratégica.
Por exemplo, se o DP ainda realiza controles manuais e/ou possui soluções de gestão defasadas, há o risco de multas por erros, esquecimentos e desorganização. Férias que ultrapassam o prazo legal, dissídio não aplicado, horas extras erroneamente calculadas e outras situações adversas podem influenciar negativamente as finanças da empresa. Em contrapartida, um DP estratégico atua com foco em minimizar custos, racionalizar investimentos e evitar, ao máximo, situações que possam desencadear cobranças adicionais e/ou inesperadas.
No passado, a folha já foi vista apenas como despesa, como algo que onerava a empresa. Atualmente, os colaboradores são amplamente entendidos como o maior ativo de uma empresa. A evolução da Gestão de Pessoas e a compreensão de que a atuação da equipe é fundamental ao negócio trouxeram um novo olhar sobre a folha de pagamento. Hoje, os departamentos alinhados às interpretações mais atuais sobre Recursos Humanos, entendem colaboradores como um indispensáveis para a manutenção e crescimento da empresa.
Algumas rotinas do DP têm reflexo direto no financeiro, como:
- Conferência de obrigações fiscais e trabalhistas;
- Retenção e emissão de guias de tributos federais e previdenciários;
- Folha de pagamento;
- Adiantamentos, admissões e demissões;
- Apuração de encargos, contribuições e tributos;
Em diversas empresas, a relação DP e financeiro é tão íntima que as áreas são conjuntas e atuam continuamente em paralelo. Porém, independente do formato adotado, é fato que o Departamento Pessoal sempre influencia financeiramente a empresa e, portanto, pode ser usado de forma estratégica para melhorar os resultados. Para quem busca formas de otimizar a relação interdepartamental, a Reforma Trabalhista traz novos horizontes que merecem atenção de ambos, pois podem representar ônus ou bônus, tudo depende da postura e integração das áreas.
Relacionados
Techware atende clientes na implantação do eSocial
O início da obrigatoriedade do eSocial está chegando! É possível perceber por meio de diversos sinais, que desta vez não haverá alteração na data para o início da obrigatoriedade do eSocial. Confira abaixo alguns deles: Em fóruns, palestras e principalmente...
Leia maisOs benefícios da sincronização de dados para nossa vida.
Como poderíamos viver nossa vida atual tomando todas as decisões diárias e importantes (ou menos importantes) do nosso dia a dia sem informações relevantes para tal? Como exemplos bem simples destas "informações relevantes" de que todos nós necessitamos a quase...
Leia maisA Techware marcou presença na HSM Expo 2021!
Considerado o maior evento de gestão da América Latina, a HSM Expo aconteceu presencialmente de 06 a 08 de dezembro, em São Paulo, no pavilhão do Transamérica Expo Center. Este ano, o evento trouxe o tema orientado por três pilares:...
Leia maisAtlas Schindler escolhe Techware e utiliza o Rhevolution
Com mais de 135 anos de história, a Atlas Schindler, empresa líder no mercado de transporte vertical e reconhecida como sinônimo de segurança e qualidade escolheu a Techware como fornecedora para BPO - terceirização de folha de pagamento. A empresa suiça está...
Leia maisBenefícios da jornada do colaborador para sua empresa
A opinião dos clientes conta, e muito, para o sucesso de uma empresa. Se pensarmos que os empregados são os primeiros clientes de qualquer negócio, entendemos a importância de planejarmos a jornada do colaborador, pensando em como melhorar todos os...
Leia maisConectando a employee experience a customer experience
Bons resultados normalmente são atraídos por boas experiências. Por isso, ouvimos falar tanto dos ganhos relacionados à CX (Customer Experience), em português, Experiência do Cliente; e EX (Employee Experience), livremente traduzida como Experiência do Colaborador. Importante saber que CX não...
Leia mais