Employee Experience: colaboradores satisfeitos adotam tecnologias e transformam empresas
A busca por experiências positivas e inovadoras no ambiente de trabalho, felizmente, tem sido cada vez mais comuns. O avanço da tecnologia tem possibilitado que empresas escutem mais o que seus colaboradores desejam, o que o mercado de trabalho oferece e o que os novos profissionais buscam.
O conceito do Employee Experience é semelhante ao da experiência do consumidor, mas dessa vez, com foco total no colaborador e na equipe. Com ele, as empresas estão buscando proporcionar aos seus colaboradores uma experiência positiva, respeitosa e acolhedora, com ambientes mais organizados, reconhecimento de profissionais, liderança inspiradora e ações motivacionais. Dessa forma, eles poderão transportar essas vivências nas conexões internas e externas.
Employee Experience x Customer Experience
Aproximar Employee Experience e Customer Experience é uma maneira eficaz de aplicar a técnica de valorização de pessoas.
- Employee Experience: gestão da todas as experiências de um colaborador em sua história com a organização. Do recrutamento à retenção e ao desligamento.
- Customer Experience: gestão da todas as experiências de um cliente por meio de uma jornada de compra e processos de fidelização atentos à satisfação.
Então qual é a relação das duas experiências?
Colaboradores satisfeitos influenciam pessoas, incorporam novas tecnologias, processos e buscam tomar decisões em prol da empresa. Assim, quando falamos em mudanças tecnológicas podemos contar com a participação daqueles que já se identificam com a mudança.
O avanço tecnológico do segmento de Gestão de Pessoas é acompanhado de outros movimentos. Além da Revolução Digital, criar e exigir novas dinâmicas, as empresas vivem transformações em diversos sentidos. O ambiente de trabalho mudou e está em constante modificação. Compartilhamento, colaboração, trabalho remoto, processos horizontais, conceitos transversais, métodos ágeis… O workplace está sendo transformado de forma pulsante e os profissionais de Gestão de Pessoas precisam ficar atentos a todos os fatores internos e externos que podem interferir nas dinâmicas.
A nova geração já vem com esse entusiasmo na busca por empregos. Os jovens procuram empresas que se destacam pela inovação, pelo comportamento e principalmente pelo o que oferece ao colaborador. E é assim que profissionais mais experientes e empresas provectas também precisam acompanhar o processo de mudança, estando abertos a sair do tradicional para encontrar espaço no mundo moderno.
Relacionados
Líderes da Polishop falam sobre escolha do Rhevolution: veja
Sandra Gindero de RH e Walter Borges de TI falam da escolha do software Rhevolution da Techware para suportar a expansão da Polishop no Brasil.
Leia maisLow Touch Economy: solução no distanciamento
O surgimento da COVID-19 e a necessidade de isolamento físico provocou uma mudança abrupta na rotina das pessoas. Podemos afirmar que o coronavírus foi o marco para uma nova era, marcada por mudanças sociais e econômicas, com forte presença da...
Leia maisAbrangência funcional e profundidade de software
Na atividade profissional de produção de software existem metodologias que tem por objetivo avaliar e medir diversos aspectos da engenharia de software. Tais metodologias também são chamadas de métricas com diversas abordagens propostas por igualmente inúmeros autores. Alguns aspectos da...
Leia maisTechware: uma marca empregadora
Com origem nos Estados Unidos sob o nome de Employer Branding, o conceito Marca Empregadora faz referência a uma estratégia com objetivo de promover o interesse de talentos aliada às táticas para satisfação profissional, crescimento e retenção destes profissionais. Com...
Leia maisBPO (Business Process Outsourcing): uma solução corporativa.
A terceirização dos processos administrativos e de folha de pagamento é uma prática cada vez mais adotada nas empresas brasileiras. O Business Process Outsourcing – BPO, tem se mostrado uma solução eficaz para diversas empresas de grande, médio e pequeno...
Leia maisOnboarding de empregados: o que é e como aplicar
Os primeiros dias de um novo empregado dentro da empresa são fundamentais em sua adaptação, engajamento e desenvolvimento. Sem o direcionamento certo, ele pode se sentir deslocado, não compreender bem as tarefas e até encontrar dificuldades para “pegar o ritmo”....
Leia mais