Benefícios da jornada do colaborador para sua empresa
A opinião dos clientes conta, e muito, para o sucesso de uma empresa. Se pensarmos que os empregados são os primeiros clientes de qualquer negócio, entendemos a importância de planejarmos a jornada do colaborador, pensando em como melhorar todos os pontos de contato com a organização e promover uma melhor experiência.
Neste post, vamos explicar o assunto e mostrar todos os benefícios dessa preparação. Confira!
O que é o mapeamento da jornada do colaborador?
O mapeamento da jornada do colaborador é a identificação dos momentos mais importantes do empregado dentro da empresa, obtendo assim um quadro muito claro da relação entre organização e funcionário, e de como as condições corporativas afetam a percepção dessa pessoa em relação ao local de trabalho e seu desenvolvimento profissional.
A partir dessa definição, é possível proporcionar situações que aumentem o engajamento, o fortalecendo, o employer branding e fazendo com que os índices de retenção sejam bem altos.
Qual a importância do mapeamento da jornada?
Além de passar uma imagem da empresa mais positiva para clientes e stakeholders, a preocupação e a construção de uma boa jornada faz com que os profissionais fiquem satisfeitos, produzam mais, tragam propostas de melhoria e construam carreira na organização.
Vale lembrar que este último tópico é de total importância e cada vez mais raro. Percebemos que principalmente entre os trabalhadores da Geração Millennial (nascidos entre 1982 e 2000), há uma crescente diminuição no período de permanência nas empresas.
Segundo a pesquisa “Jovens Digitais: Geração Transformadora” realizada pela Mind Miners em conjunto com o Centro de Inteligência Padrão, 71% dos brasileiros millennials pretendem mudar de emprego ou de atividade entre 2 e 5 anos.
O estudo apontou ainda que para 53% dos jovens entrevistados, a satisfação dos funcionários é o valor mais importante a ser seguido pelas empresas.
Quais são os benefícios desse planejamento?
Além dos pontos que apresentamos acima, quando o RH se dedica a mapear a jornada do colaborador de maneira diligente, buscando soluções para que as experiências dos empregados sejam as melhores possíveis, a empresa sai ganhando em uma série de aspectos.
Conheça os principais.
Obtenção de insights para melhor engajamento
Principalmente empresas mais jovens e de tecnologia apostam em benefícios para manter os colaboradores envolvidos e motivados, como espaços de descompressão e horários flexíveis.
Porém, o mapeamento da jornada pode ser muito mais efetivo para aumentar o engajamento. De nada adianta oferecer “regalias” se o volume de trabalho é muito intenso, se não há espaço para o desenvolvimento individual ou se o comportamento da liderança é problemático.
Para mapear de maneira mais precisa a jornada do colaborador, o RH deve pesquisar menções nas redes sociais e até em sites de avaliação de empresas, como o Glassdoor, para entender o que é falado sobre a empresa. Apostar em pesquisas de clima organizacional também é uma boa alternativa.
Outra maneira de obter esses insights é investir em uma cultura com espaço para feedbacks, com um líder empático e capaz de motivar os empregados a se engajarem e compartilharem suas opiniões. Com alinhamentos constantes e canais de comunicação eficientes, os problemas são resolvidos antes que afetem a jornada do colaborador de maneira que comprometa o seu desempenho e o comprometimento junto à empresa.
A partir dessas informações, é possível perceber quais são os pontos críticos e o que pode ser melhorado. Aplicar e acompanhar os impactos gerados, para que esse planejamento seja vivo, dinâmico e flexível.
Recrutamento alinhado à cultura organizacional
Segundo a Harvard Business Review, o mapeamento da jornada do colaborador deve começar com a identificação das necessidades e expectativas desses profissionais.
Muitas empresas fazem o processo seletivo com base apenas nas competências técnicas, o que traz problemas de adaptação em curto prazo. Podemos citar que as empresas brasileiras perdem 40% dos funcionários durante os primeiros 90 dias de experiência, de acordo com matéria publicada na revista Você RH.
Para o planejamento, pense na impressão que você quer que a empresa cause já nos primeiros contatos. Durante a realização de dinâmicas e entrevistas, o candidato também avalia a organização e tem o seu julgamento se é um local interessante ou não para trabalhar.
Busque proporcionar uma boa experiência e trazer os valores da cultura organizacional, para identificar o alinhamento dos colaboradores e já engajá-los nesse primeiro momento.
Aumento da fidelização dos clientes
Pessoas felizes trabalham melhor, e isso é refletido diretamente na qualidade do que chega ao cliente, seja produto ou atendimento.
Quando há a oferta de boas condições de execução das tarefas e o espaço laboral é um ambiente agradável e positivo, o funcionário tem uma sensação agradável e passa a trabalhar muito melhor.
Os consumidores percebem essa diferença e sabem que ao negociarem com a empresa, terão um bom tratamento. Isso faz com que eles deem preferência à marca, independentemente do investimento.
Formação de advogados da marca
Funcionários satisfeitos acabam atuando como advogados da marca, compartilhando com o seu círculo de convívio as experiências positivas vividas na empresa e ressaltando as potencialidades do local.
Isso só é possível com um planejamento prévio da experiência do colaborador e esforço constante para resolver questões problemáticas, com uma busca interminável pelo alinhamento entre funcionário e empresa.
Podemos chamá-los de “advogados da marca” não só por a fortalecerem, como também por ajudarem na atração de profissionais melhores qualificados e mais alinhados com nossa cultura e valores. Vale lembrar que em tempos de disseminação rápida de informações como que vivemos, a preservação de uma boa reputação é fundamental em qualquer setor.
O RH da sua empresa pensa na jornada do colaborador? Já procurou identificar os pontos mais importantes e fazer um planejamento para proporcionar a melhor experiência possível?
Investir nesse mapeamento é uma estratégia importante e pode fazer toda a diferença!
Relacionados
Consultoria Dirigida Techware
Chegou a hora de trocar de software de Folha e RH? Os especialistas Techware podem ajudar você e sua equipe em uma conversa exclusiva e sem custo! Sabemos que a elaboração de um projeto para troca de software de Folha...
Leia maisPreservando a saúde dos colaboradores
O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto no final de 2019 na China e tem se espalhado de forma bem rápida entre os países. Desde então, o vírus já fez 18.259* mortes segundo um balanço da AFP baseado em...
Leia maisTechware e a implantação remota das suas soluções
Frente a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitas empresas já estão aderindo a implantação do teletrabalho ou home office com sua equipe, conforme as medidas provisórias trabalhistas anunciadas pelo Governo Federal. Entretanto, não são todas as empresas que possuem preparo...
Leia maisAdministração do tempo: 5 dicas para ser mais produtivo no trabalho e na vida
Cada vez mais ficamos com a impressão que o tempo parece não ser mais suficiente para realização das nossas rotinas diárias. A incessante busca pelo sucesso pessoal e profissional, as exigências do mercado de trabalho, a pressão pelo crescimento e...
Leia maisO RH de hoje e a Transformação Digital
Com os avanços e mudanças do mundo atual, tornou-se cada vez mais necessário o desenvolvimento de habilidades analíticas incorporando cada vez mais os recursos tecnológicos disponíveis em software profissionais e pessoais e a evolução para uma postura estratégica. Esta postura...
Leia maisESG e RH: uma pauta promissora
As pautas ESG (Environmental, Social and Governance – Meio Ambiente, Social e Governança) ganharam bastante notoriedade nos últimos tempos, o que tem impulsionado cada vez mais empresas a incluírem em sua cultura corporativa uma postura sustentável e justa, que contribua...
Leia mais