O bom atendimento personalizado
Mais do que solucionar problemas, atender bem é também saber ouvir
Certa vez ao entrar em uma loja, me senti incomodado com um cliente que esbravejava no balcão sobre o tipo de atendimento que recebia. Algum tempo depois, vivi um desconforto parecido ao receber um péssimo atendimento, só que pelo telefone. Automaticamente lembrei da fúria que a mulher sentiu ao ser mal atendida e da indignação que transparecia em seu rosto como se houvesse uma frustração reprimida, causada pelo tratamento que estamos nos conformando e acostumando a receber.
Refletindo sobre o que seria um atendimento personalizado, estas cenas me vieram à mente e decidi buscar mais informações.
Entre alguns artigos e treinamentos sobre o assunto, ainda me questionava sobre o que seria atender bem. Em qual momento na escala de atendimento cruzávamos com o ruim, médio, bom, ótimo e o excelente.
Não é novidade que um bom atendimento ao cliente é muito importante, entretanto, há dois anos, a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios realizou uma pesquisa que já apontava que 61% consideravam o bom atendimento mais importante até mesmo que o preço dos produtos ou serviços. O que nos leva à pergunta, qual a medida de um bom atendimento?
De que maneira as empresas tratam as pessoas, seja num atendimento presencial, telefônico ou virtual, e de que forma isso impacta no relacionamento. Todo aquele que é bem atendido na maioria das vezes se torna além de cliente, um grande divulgador da empresa.
Embora não exista uma fórmula mágica ou uma receita pronta, o bom atendimento está diretamente relacionado com a maneira em que recebemos as pessoas. Ele deve, acima de tudo, ser personalizado, para tornar aquele momento único para o cliente. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) publicou uma cartilha com 15 dicas para um bom atendimento. A primeira delas aborda justamente a necessidade de ser consciente e cortês. Portanto, a cordialidade e a amabilidade são os primeiros passos no desafio de receber bem.
Numa pesquisa simples sobre o assunto, a maioria dos clientes simplesmente diz que desejam a solução de um problema. Parece fácil, não é? E quando não temos, necessariamente, um problema para resolver? As respostas acabaram se direcionando para a mesma palavra: felicidade. O que mais impressiona nas pessoas é sempre a leveza e a felicidade com que são tratados pelo seu interlocutor.
E como levar essa felicidade a um momento de conflito? O atendimento personalizado é aquele em que existe uma troca entre pessoas. Se eu tenho um problema, preciso que me escutem. E nos casos onde não há um problema, há ao menos uma conversa sincera. Assim o cliente pode relatar um problema, dúvida, sugestão ou elogio abertamente e se sentir realmente cativado. Quando retribuímos com o que há de melhor em nós, nos sentimos mais felizes.
Cativar clientes, personalizar um atendimento e fidelizar, nada mais é que uma troca de informações e sentimentos diversos que se apoiam em conhecimento sobre o produto ou assunto, empatia em uma negociação ou simples conversa, mas o que não pode faltar, sem dúvida, é uma dose de felicidade no olhar e/ou voz.
“Rodrigo Sotero – Analista de Qualidade | Techware
Relacionados
OKR: a metodologia que otimiza o desempenho das empresas
O planejamento de ações e as definições de metas sempre foram uma dificuldade para muitas empresas. A gestão tradicional funcionou por anos em grandes indústrias, mas também mostrou-se arriscada ao longo do tempo. Com isso, a busca por descomplicar essas...
Leia maisMP-927 e antecipação de feriados prolongados
Ao menos sete feriados que caem antes ou após o final de semana (considerados prolongados), ainda estão por vir. Porém, com a chegada da COVID-19* no Brasil, mais conhecido como coronavírus, o país decretou estado de calamidade no início do...
Leia maisEscolha o tipo ideal de contratação para folha de pagamento
O avanço da tecnologia proporcionou o surgimento de novos modelos de delivery de software, ampliando o leque de opções. Embora seja uma boa notícia contar com tanta variedade, isso pode trazer mais dúvidas entre os gestores ao decidir pela modalidade...
Leia maisImplantação de softwares em empresas
"Viver é isso: ficar se equilibrando o tempo todo, entre escolhas e consequências. ” – Jean-Paul Sartre Ninguém pensa em iniciar a construção de uma casa pelo telhado ou janelas da sala. O mais natural e o que cria condições...
Leia maisHuman Experience Management: melhore a jornada do funcionário com as nossas soluções
Embora a tecnologia esteja cada vez mais presente nas empresas, e muitas pessoas estejam receosas com a possibilidade de perder o emprego ao serem substituídas por sistemas dotados de inteligência artificial, a verdade é que os empregados nunca tiveram tanta...
Leia maisOs benefícios da sincronização de dados para nossa vida.
Como poderíamos viver nossa vida atual tomando todas as decisões diárias e importantes (ou menos importantes) do nosso dia a dia sem informações relevantes para tal? Como exemplos bem simples destas "informações relevantes" de que todos nós necessitamos a quase...
Leia mais